Bacharelado

As alterações no mercado de trabalho do profissional de História nas duas últimas décadas, aproximadamente, demandam criatividade para atuar em atividades que ultrapassam o ensino e a pesquisa em História, como aquelas relacionadas ao âmbito da Museologia, da Educação patrimonial e a elaboração de conteúdos e produtos em diferentes mídias, redimensionando as estratégias de produção e divulgação do conhecimento histórico. Portanto, a missão ou o desafio do curso de História é formar profissionais habilitados a atuar como sujeitos ativos e críticos nesse cenário caracterizado por novas exigências de mercado e de produção intelectual.

A natureza didático-pedagógica do curso de História está representada em seus núcleos temáticos de estudos, de caráter interdisciplinar e transdisciplinar, tendo por objetivos:

  • Estimular o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • Capacitar a produção e difusão de saberes históricos escolares e historiográficos;
  • Formar diplomados aptos para a inserção em diferentes setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos;
  • Promover o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  • Estimular o comprometimento com a ética no processo de construção do conhecimento científico;
  • Valorizar estratégias na relação ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover a articulação entre teoria e prática, humanismo e técnica;
  • Desenvolver as competências relacionadas ao manejo, preservação, leitura e interpretação das fontes históricas;
  • Fomentar ações relacionadas à cidadania e à preservação do patrimônio histórico-cultural.

O curso de História engloba dois grandes eixos temáticos que constituem a base que norteiam o desenvolvimento de temas específicos. O primeiro deles, dedicado à formação teórica e metodológica, reúne as disciplinas de Teoria, Historiografia e Laboratórios de pesquisa. O segundo deles organiza os chamados conteúdos históricos, incluindo a valorização do regional, com a disciplina sobre História do Rio de Janeiro.

Ementário do Curso de Bacharelado em História – Campus Maracanã

Grade Curricular do Bacharelado em História