Quem Somos

O Departamento de História/campus Maracanã é formado por 44 professores que se alocam internamente em cinco subáreas do conhecimento no campo da História: Teoria da História e Historiografia, Antiga e Medieval, Moderna e Contemporânea, Brasil e América. Entre suas atividades, destacamos atuação no âmbito do ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e afazeres administrativos em vários setores da Universidade.

Na esfera do ensino de graduação, o Departamento oferece os cursos de Bacharelado e Licenciatura em História que têm como objetivos principais a formação de profissionais capazes de atuar no campo da investigação histórica e do ensino de história. Os profissionais formados nesses cursos devem estar aptos a planejar e executar projetos de pesquisa com base no acervo documental das diversas instituições (arquivos, bibliotecas, museus, por exemplo) existentes no país, bem como ministrar cursos de História em instituições de Ensino Fundamental e Médio.

O Departamento de História destaca-se pela excelência das pesquisas desenvolvidas por seus professores. Ao DHis encontram-se vinculados 14 Grupos e Núcleos de Pesquisa, formalmente estruturados, reunindo professores, alunos de graduação e de pós-graduação e pesquisadores da UERJ e de instituições brasileiras e estrangeiras. Esses Grupos sistematizam várias ações de pesquisa histórica/historiográfica e desenvolvem importantes ações na formação do pesquisador/historiador. Promovem reuniões, encontros e eventos científicos de âmbito local, regional, nacional e internacional. Possuem inserção em Associações e Grupos congêneres nacionais e internacionais.